Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética

A Retinopatia Diabética é um problema de saúde ocasionado pela diabetes não controlada e consiste em uma alteração na retina que é o órgão responsável por processar as imagens e encaminhá-las ao cérebro.

Essa é uma doença silenciosa que faz com que os vasos sanguíneos da retina percam sua permeabilidade, cause sangramentos e vazamentos de fluídos na retina.
A doença pode causar cegueira e não está associada à idade: qualquer portador de diabetes não tratada corretamente pode desenvolver a retinopatia, já que a causa é o excesso de açúcar no sangue. Porém, quanto mais tempo a pessoa é diabética, mais chance ela tem de ter problemas nos olhos e consequentemente afetar a sua visão.
Tratamentos:
O controle cuidadoso do diabetes com uma dieta adequada, uso de agentes hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação desses tratamentos, prescritos pelo médico endocrinologista, são a principal forma de evitar a retinopatia diabética.
Fotocoagulação por raio laser: é o procedimento pelo qual pequenas áreas da retina doente são cauterizadas com a luz de um raio-laser na tentativa de prevenir o processo de hemorragia. O ideal é que esse tratamento seja administrado no início da doença, possibilitando melhores resultados, por isso é extremamente importante a consulta periódica ao oftalmologista.

 

Marque sua consulta com Dr. Ricardo Muniz Berton
Fone: 19 3255-2423