Exames Oftalmológicos

Yag Laser

Entre  os  Exames Oftalmológicos   a   Capsulotomia   com   Yag Laser   é   um  procedimento  destinado  a   desfazer  opacidades  que   se   formam   na   face  posterior   das   lentes intra-ocultares. Estas opacidades, também conhecidas como opacidades de capsula posterior ou segunda catarata, ocorrem após a cirurgia de catarata e variam em intensidade dependendo de vários fatores, como o tipo de lente, a técnica cirúrgica adotada e as características individuais de cada paciente. Assim, a capsulotomia consiste em romper a cápsula posterior do cristalino, liberando o eixo visual das opacidades, com o intuito de melhorar a visão do paciente.

 

Exames Oftalmológicos

Biometria

A Biometria Ocular está entre os Exames Oftalmológicos que é capaz de medir o comprimento axial do globo ocular e de suas estruturas desde a câmara anterior até atingir a retina, passando pelo cristalino e vítreo.

Permiti determinar o valor da lente intra-ocular (LIO) que será implantada na cirurgia de catarata, sendo o principal exame para determinar o grau correto.

Biometria com IOL Master

A Biometria por interferometria de coerência óptica – IOL Master – apresenta uma precisão 5x maior que a biometria ultrassônica.
A outra vantagem é que a biometria realizada pelo IOL Master é independente do examinador, pois é uma biometria de não contato, e não depende da posição do contato da sonda, como a biometria ultrassônica. Proporciona também maior conforto para o paciente.

É o mais avançado aparelho para se calcular o grau das lentes para implante em cirurgia de catarata. Mede com precisão a profundidade da câmara anterior e a ceratometria. Calcula o tamanho axial do bulbo ocular e lentes para implante em cirurgia de catarata e cirurgia refrativa (lentes de câmara anterior).

Campimetria ou Campo Visual

O objetivo básico da campimetria é avaliar a presença ou ausência de defeitos no campo visual.

Avalia com alta precisão falhas no campo de visão central e periférica do paciente, detectando áreas sem visão (escotomas), que podem ser ocasionadas por diversas patologias e muitas vezes, não percebidas pelo paciente. Quando presentes, essas alterações podem ter aspectos característicos para cada tipo de patologia ocular.

É um método que depende fundamentalmente da informação do paciente.

Mapeamento de Retina

Outro entre os Exames Oftalmológicos mapeamento de retina é um complementar, em que todo o fundo do olho e as suas estruturas são avaliados. É feito com a utilização de um aparelho chamado oftalmoscópio indireto e com o auxilio de uma lente que o médico segura entre o olho e o aparelho, a qual neutraliza o poder de refração da córnea e, assim, permite visualizar as estruturas internas, como a retina, nervo óptico e o vítreo. Devido à forte luz utilizada, mesmo em olhos com opacidades de catarata ou doenças da córnea, o exame é possível.

Analisa a superfície da retina, permitindo diagnosticar várias doenças oculares, como oclusões vasculares, descolamento de retina, tumores, hemorragias e outras patologias retinianas, além de avaliar o dano ocular causado por doenças sistêmicas como o diabetes e hipertensão arterial.

Microscopia Especular da Córnea

A Microscopia Especular da Córnea é um exame indolor, que fotografa as células da camada mais interna da córnea, conhecida como endotélio, permitindo a análise quantitativa e qualitativa das células (formato, tamanho, número de células). A grande importância desse exame é avaliar se existe algum tipo de degeneração ou distrofia.

Esse exame faz uma análise das células da superfície interna da córnea (Endotélio). É indicado em pacientes que serão submetidos a cirurgias oculares, como:
Catarata, Glaucoma, Uveítes, Transplante de Córnea, Cirurgia Refrativa, acompanhamento de pacientes usuários de lente de contato, como também nas doenças propriamente ditas da córnea (inflamações, degenerações, distrofias e processos infecciosos da córnea ou da câmara posterior) e também ceratocone.

Paquimetria Corneana

A Paquimetria Corneana é um exame indolor é um exame que mede a espessura da córnea em diversos pontos. A córnea é a membrana transparente, através da qual visualizamos a íris (que dá cor aos olhos) e a pupila.

Além de permitir a passagem da luz que vai dos objetos até a retina, a córnea funciona como uma poderosa lente, focalizando as imagens.
Sua função é verificar mudanças na espessura da córnea, relacionadas a alterações da curvatura com repercussão na qualidade de visão.
Pode ser feita em pacientes de suspeita de glaucoma, edema de córnea e pré-operatórios de cirurgias refrativas.

Topografia ou Ceratoscopia

Topografia Corneana, também chamada de Ceratoscopia Computadorizada ou Fotoceratoscopia, é o exame responsável por avaliar possíveis alterações na superfície da córnea (estrutura transparente), avaliando a curvatura por meio da captação de imagens do olho.
Auxilia na identificação do formato da córnea e no pré-operatório de cirurgias refrativas e catarata, bem como na adaptação de lentes de contato, controlar o astigmatismo que ocorre após cirurgias e também na evolução das ectasias corneanas.

As principais indicações são: doenças da córnea, como o ceratocone, alterações causadas por trauma ou por pterígeo (pequena membrana na superfície do olho, que cresce na direção na direção da córnea), no acompanhamento de suturas em transplantes de córnea, cirurgias de catarata, cirurgias refrativas a laser e na identificação de alterações induzidas por lentes de contato. Permite também o acompanhamento da evolução do astigmatismo.