Catarata

A catarata é a redução da transparência do cristalino. O Cristalino é uma lente natural que se encontra dentro do olho, e é importante na focalização das imagens.

Quando o Cristalino Fica opaco, as imagens perdem a sua qualidade e nitidez.

CAUSA
A catarata pode se desenvolver por vários motivos: metabólicos, nutricionais, genéticos e agressões ambientais (como se expor excessivamente à luz solar). Mas o fator principal é a idade, entre os 50 e 60 anos, a possibilidade da catarata progredir aumenta.
com anestesia local (com colírios) e pequenas incisões.

TRATAMENTO
Ainda não se sabe como prevenir a catarata. Não existe colírios ou medicamentos que curem ou previnam o seu aparecimento e crescimento. Nos dias de hoje o tratamento é cirúrgico. A Facoemulsificação é considerada a técnica mais moderna e avançada, dando maior conforto e segurança para o paciente, com resultados rápidos e melhores.
O Facoemulsificador, através de uma microincisão, emite ondas ultrassônicas que quebram o cristalino com catarata. Esses fragmentos são aspirados e uma lente intraocular (LIO) é implantada no lugar. Essa lente permitirá ao paciente uma visão adequada das imagens captadas pelo olho.
È um procedimento rápido e indolor, usando apenas anestesia local (com colírios) e feita apenas pequenas incisões.

QUANDO OPERAR
Há alguns anos atrás, existia a ideia, que o paciente só deveria operar a catarata, quando a sua visão tivesse uma queda muito grande.
Atualmente, o conceito é outro. Quando existe uma pequena diminuição visual provocada pela catarata, há a indicação cirurgica.
Mas nem sempre a catarata precisa ser removida. É preciso avaliar, a saúde do paciente, a acuidade visual (nitidez da imagem), e as alterações oculares que podem interferir nos resultados.
O médico especialista é sempre a pessoa mais indicada para determinar a necessidade da operação.

LENTE INTRAOCULAR
A LIO é fixada no lugar do cristalino retirado. Essa lente é dobrável e flexível, e por isso a incisão feita é inferior a 2,5mm e dispensa pontos, o que favorece a recuperação e os resultados são bem melhores, além de diminuir o risco de infecção. A lente não precisa ser trocada, uma vez colocada ela acompanha o paciente por toda a vida. Com as novas tecnologias as lentes possibilitam a correção de outros problemas, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
É preciso ressaltar que:
• Mesmo depois da cirurgia de catatara, talvez o paciente ainda precise dos óculos!
• Complicações são raras, mas podem ocorrer.

Na consulta, cabe ao médico especialista, avaliar cada caso, e analisar as características de cada paciente, para conseguir escolher a lente apropriada.
Lembrando que toda lente tem vantagens e desvantagens.
Na maioria dos casos o início da catarata é lento, mas pode causar uma pequena queda na qualidade de visão, principalmente nas cores, ficando mais opacas. Também pode ocorrer a diminuição da qualidade de visão à noite, percebendo-se um certo ofuscamento, quando existir intensos focos de luz, por exemplo faróis de automóveis.
Conforme a catarata vai avançando, progressivamente a visão vai ficando mais embaçada e turva, afetando assim as atividades do dia a dia, como assistir TV, caminhar, ler um livro.