Distúrbios da deglutição: Permanência do alimento na boca, regurgitação nasal, engasgos e tosse durante a alimentação e dor ao deglutir podem ser sinais de distúrbios da deglutição (disfagia).

A definição mais comum para a disfagia é a dificuldade no trânsito do conteúdo oral (alimento, líquido, saliva) para o estômago. A disfagia é uma situação que prejudica crianças e adultos.

Os distúrbios da deglutição podem ser por:

Processos mecânicos decorrentes por patologias de cabeça e pescoço especialmente os cânceres de via aérea digestiva superior, esôfago, trauma complexo com perda de substâncias de cavidade oral, estruturas da laringe, faringe, e esôfago superior.

Processos funcionais tais como refluxo gastro-intestinal e problemas digestivos.

Processos neurológicos: Estes podem ter origem por acidente vascular cerebral ou por trauma crânio encefálico.

Os distúrbios da deglutição são bastante freqüentes nos pacientes neurológicos e naqueles com doenças ou seqüela de cirurgia de cabeça e pescoço, sendo causa de importante morbidade e mortalidade. As alterações motoras e sensitivas da laringe, principalmente aquelas de origem neurológica, ainda não são bem conhecidas.

Com o envelhecimento ocorre diminuição gradativa da sensibilidade orofaríngea e laríngea, que pode ser potencializada por outras alterações neurológicas.

Nos adultos as etiologias da disfagia, além de patologias de cabeça e pescoço como o câncer e a repercussão do tratamento dessa neoplasia na cavidade oral, língua, laringe, faringe e esôfago, há uma outra etiologia importantíssima relacionada a doenças do sistema central e periférico que podem interferir em níveis variados da deglutição tais como esclerose amiotrófica lateral, miastenia gravis, polimiosites, doenças auto imunes, acidente vascular cerebral e trauma craniencefálico.