O que é?
É o aumento da pressão intraocular que pode ocasionar lesão ao olho se não for tratado.

A pressão intraocular aumentada pode comprimir os vasos sanguíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho. Devido à falta de irrigação sanguínea, as células nervosas da retina e o nervo óptico vão morrendo provocando perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado pode levar à cegueira.

Causas
O glaucoma é perigoso. Na maioria dos casos desenvolve-se lentamente, no decorrer de meses ou anos, sem ocasionar nenhum sintoma. O dano pode progredir com tanta lentidão que a pessoa não se dá conta da perda gradual da visão. Em geral, à visão vai piorando até que finalmente começa a afetar o próprio centro do campo visual e se estabelece a cegueira permanente.

Sintomas
Alguns pacientes poderão experimentar sintomas vagos, que são importantes avisos de que é necessário um exame ocular completo.

Esses sintomas podem compreender a necessidade de:
Trocar com frequência o grau dos óculos;
Dificuldades para adaptar-se à ambientes escuros;
Perda de visão lateral;
Visão embaçada;
Aparecimento de halos ou arco-íris ao redor das luzes (casos raros);
Cefaleias (dor de cabeça) ou dor ocular intensa (casos raros).

As chances de ser portador de glaucoma aumentam com a idade:
Geralmente apresenta-se em pessoas com mais de 35 anos;
Uma em cada 50 pessoas com mais de 35 anos possui glaucoma*;
Três em cada 100 com mais de 65 anos tem glaucoma*;
Uma forma muito rara de glaucoma pode ocorrer em crianças pequenas.

As pessoas com maior risco de desenvolver glaucoma devem fazer exame ocular com regularidade, realizado por oftalmologista.

Tratamento
O glaucoma é uma doença crônica que dura toda a vida, e é necessário que o paciente fique em observação e faça tratamentos contínuos para manter controlada a pressão intraocular, evitando a perda da visão. Quanto mais rápido se descobrir e tratar a doença, menor será a perda. O glaucoma pode ser tratado com colírios, comprimidos ou ainda, em alguns casos, pode ser necessária à intervenção cirúrgica. No entanto o melhor tratamento é a prevenção, o glaucoma é identificado mediante um cuidadoso exame realizado por um oftalmologista, que compreende um procedimento simples e indolor para medir a pressão ocular.